quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dicas da nutricionista!

A nutricionista da Honey Bee, Viviane Aparecida, elaborou 11 dicas muito úteis para criar hábitos alimentares saudável nas crianças!
 
11 Dicas de alimentação saudável para as crianças:


ü     1. Diversificar alimentos, modo de preparo e apresentação das refeições de maneira a estimular o aspecto sensorial da alimentação (combinações coloridas de alimentos, alimentos separados no prato).



ü     2. Em relação a guloseimas escolha 1 dia da semana para oferecer, mas com moderação.  Procure seguir um Plano Alimentar mais saudável durante a semana.

ü     3. Ofereça de 5 a 6 refeições diárias, assim evitará as beliscadas fora dos horários. Evitar petiscos nas 2 horas que antecedem as grandes refeições (almoço e jantar).

ü     4. Reduzir a ingestão hídrica durante as grandes refeições como forma de evitar sensação de saciedade precoce.

ü     5. Evite oferecer alimento como recompensa. Ex.: "coma todo o almoço para ganhar o sorvete." A impressão que se tem é que o sorvete é mais importante do que o almoço.

ü     6. Evite ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado. Ex.: "se não comer a salada vai ficar de castigo" ou "coma a salada para ganhar o presente". Irá aumentar o ódio que a criança sente pelas saladas.

ü     7. Deixar a criança se alimentar sozinha, oferecendo ajuda ocasionalmente. Preparar alimentos de modo que a auto-alimentação seja facilitada.

ü     8. Evite fazer aviãozinho com a criança, horário da alimentação é hora séria, muito mimo é sinônimo de manha. Não ceder ao primeiro "não gosto": insista com o alimento de formas diferentes.

ü     9. Evite substituir refeições. Ex.: não quer almoçar, então tome uma vitamina. Erro comum, se a criança conseguir uma vez, pedirá sempre.

ü     10. Evite servir a mesma comida. Ex.: a criança só come biscoito, ela irá enjoar, vão faltar nutrientes, fibras.

ü     11. Os pais devem ser exemplos. Não adianta pedir a criança para tomar suco natural e você tomar refrigerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário